EXPERIMENTA JÁ!

TAMBÉM GOZAS DE UMA PROTEÇÃO ESPECIAL NO APROVEITAMENTO DOS TEMPOS LIVRES

Para que possas usufruir das melhores oportunidades, o artigo 70.º facilita o teu acesso a experiências que contribuem para o teu:

  • lazer;
  • bem-estar;
  • e desenvolvimento pessoal

Porquê?

  • O artigo 70.º estipula como prioridade das políticas de juventude o desenvolvimento da personalidade das/os jovens
  • A diversificação das tuas experiências contribui para alargar os teus horizontes, conhecer mais sobre ti, sobre as outras pessoas e o Mundo.
  • Ao relacionares-te com outras culturas, ao acederes a oferta cultural nas tuas áreas de interesse e ao usufruíres de oportunidades de experimentar diferentes ocupações ou funções, bem como levando a cabo um projeto e desempenhando diversas tarefas, podes contribuir para o teu bem-estar atual mas também descobrir novos caminhos que gostarias de conhecer no futuro.
  • Durante a juventude, tens entraves específicos a estas experiências que, enquanto adulta/o, já se encontrarão ultrapassados. Assim, enquanto jovem, reconhecendo que a tua independência e autonomia ainda estão a ser construídas e que, muitas vezes, não dispões de rendimento autónomo, o Estado dá-te um apoio extra para que estas dificuldades sejam ultrapassadas.

Como?

Assumindo que, na juventude, grande parte do tempo é passado na escola e, mais tarde, no trabalho, o Estado potencia o aproveitamento dos teus tempos livres. Podes ainda usufruir de descontos ou de gratuitidade no acesso a diversos serviços ou bens, permitindo-te gerir melhor a tua autonomia e rendimento.

Aproveitamento dos tempos livres

 

Existem muitas formas de potenciar o aproveitamento dos tempos livres, para que possas experimentar diferentes atividades em diversas áreas! Conhece algumas:

 

A mobilidade e o intercâmbio de jovens são os grandes desígnios deste programa, que pretende juntar anualmente, entre julho e setembro, jovens de Portugal com jovens dos 18 aos 30 anos de idade, de outras culturas, incentivando a troca de experiências e o conhecimento de novas realidades socioculturais através da execução de projetos de voluntariado e de desenvolvimento das comunidades locais em áreas da cultura, ambiente, património histórico-cultural. entre outras.

 

O Programa Férias em Movimento foi criado com o intuito de te oferecer novas oportunidades de aproveitamento dos tempos livres que passam pelo envolvimento na criação de projetos úteis à comunidade, em áreas como o ambiente, a cultura, o património histórico e cultural e outras de relevo social em atividades designadas de campos de férias.

 

O Programa Ocupação de Tempos Livres foi criado a pensar na ocupação dos teus tempos livres, proporcionando-te experiências em contexto de aprendizagem não formal ou em contexto ativo de trabalho, de modo a garantir-te a oportunidade de participares em projetos para a comunidade e também para que possas desenvolver competências pessoais, sociais e adquirir novos conhecimentos.

O Programa OTL dispõe de duas modalidades: a modalidade de curta duração e a modalidade de longa duração. Podes optar por desenvolver um projeto numa das seguintes áreas: ambiente e/ou proteção civil, apoio a pessoas idosas e/ou apoio à infância, cultura e/ou património, combate à exclusão social, saúde, associativismo, desporto, direitos humanos, direito dos animais, cidadania e ainda outras de reconhecido interesse.

 

Acesso facilitado a bens e serviços

 

Para que não tenhas de pedir tanto dinheiro aos teus pais ou para que possas gerir melhor o teu rendimento quando começas a trabalhar, encontras vários descontos em bens e serviços, públicos ou privados. Possivelmente ainda não tinhas nascido quando surgiu a iniciativa mais conhecida neste âmbito: o Cartão Jovem E.Y.C.:

Foi lançado em 1986, tendo criado uma série de vantagens em diversas áreas de interesse. É uma iniciativa nacional e de âmbito europeu que te garante descontos, isenções ou serviços exclusivos prestados por empresas públicas e privadas.

Os descontos em cinemas, festivais de música, viagens, Pousadas de Juventude, eventos desportivos, museus e estabelecimentos comerciais são algumas das grandes vantagens que o Cartão Jovem EYC te oferece.

 

Viajar em lazer ou no âmbito das tuas atividades pode ser dispendioso quando se é jovem e se depende financeiramente de outrem ou quando existem outras prioridades no orçamento. O Estado facilita, assim, a tua mobilidade, através de um apoio extra no alojamento e no transporte.

Se tens entre 12 e 30 anos, parte à descoberta de Portugal com o intra-rail. Explora as modalidades de viagem que te permitirão aventurares-te ao longo do país, incluindo estadias nas Pousadas da Juventude.

 

Existem, no país, várias Pousadas de Juventude que podes conhecer e experimentar. Além de alojamento de qualidade a baixo custo, estes espaços têm ainda à tua disposição pacotes de experiências e programas para que possas ter a melhor experiência possível consoante os objetivos da tua viagem!

 

Até aos 25 anos dispões de um desconto imediato de 25% nas viagens de comboio, nos serviços Alfa Pendular, Intercidades e Regional.

 

A partir dos 25 anos e até aos 30, podes continuar a aceder aos 25% de desconto nas viagens de comboio. Para tal, basta seres titular do Cartão Jovem EYC.

 

Esta são ofertas, na área dos transportes, que o Estado contribui para a tua mobilidade.