MUNDO JÁ!

O ARTIGO 70.º CONSAGRA A IMPORTÂNCIA DO INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE JUVENTUDE

Porquê?

  • Portugal é um país aberto ao mundo, integrado em diversas organizações internacionais, nas quais, em conjunto com os restantes países, traça e define princípios e políticas comuns, como a Organização das Nações Unidas, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a Organismo Internacional de Juventude para a Ibero-américa, o Conselho da Europa e a União Europeia.
  • Pelo artigo 8.º da Constituição da República Portuguesa, as normas e os princípios de direito internacional integram o direito português. Para além da dimensão do direito internacional, o Estado português dá relevo às relações internacionais em prol da paz e da proteção do planeta.

Como?

Neste sentido, enquanto jovem em Portugal, podes usufruir de vários programas e iniciativas, nacionais e europeus, que te darão a oportunidade de contactar com pessoas e organizações de diversos países contribuindo, assim, para a expansão dos teus horizontes pessoais, alargando, em simultâneo, a tua consciência de cidadania global e a tua participação no espaço político global.

Mobilidade

 

Os Intercâmbios de Jovens permitem que grupos de jovens, entre os 13 e os 30 anos, de, pelo menos, dois diferentes países se conheçam e partilhem uma habitação por um período até 21 dias. Durante um Intercâmbio de Jovens, as/os participantes, apoiadas/os por líderes de grupo, executam conjuntamente um programa de trabalho (um misto de workshops, exercícios, debates, interpretação de papéis, simulações, atividades ao ar livre, etc.) por si concebido e preparado antes do Intercâmbio. Os Intercâmbios de Jovens permitem a quem participa desenvolver competências; tomar consciência de tópicos/áreas temáticas socialmente pertinentes; descobrir novas culturas, hábitos e modos de vida, principalmente através da aprendizagem entre pares; reforçar valores como a solidariedade, a democracia e a amizade, etc.

 

Corpo Europeu de Solidariedade é uma iniciativa da União Europeia para jovens entre 18 a 30 anos e, tu, em Portugal, podes fazer parte deste programa, contribuindo para projetos, no teu próprio país ou no estrangeiro, em benefício de pessoas e comunidades de toda a Europa. Podes inscrever-te a partir dos 17 anos!

 
 

Serviço Voluntário Europeu é uma oportunidade de voluntariado para participantes entre os 17 e os 30 anos, inserida no Erasmus + Juventude em Ação que te garante a oportunidade de desenvolveres uma missão de voluntariado com a duração máxima de 12 meses.

Todos os projetos SVE que procuram pessoas voluntárias estão disponíveis no Portal Europeu da Juventude em https://europa.eu/youth/volunteering.pt, onde podes pesquisar por país, data dos projetos, temas dos projetos, entre outros.

 

A mobilidade e o intercâmbio de jovens são os grandes desígnios deste programa, que pretende juntar anualmente, entre julho e setembro, jovens de Portugal com jovens dos 18 anos 30, de outras culturas, incentivando a troca de experiências e o conhecimento de novas realidades socioculturais através da execução de projetos de voluntariado e de desenvolvimento das comunidades locais em áreas da cultura, ambiente, património histórico-cultural, entre outras.

 

Formação

 

Para que não tenhas de pedir tanto dinheiro aos teus pais ou para que possas gerir melhor o teu rendimento quando começas a trabalhar, encontras vários descontos em bens e serviços, públicos ou privados. Possivelmente ainda não tinhas nascido quando surgiu a iniciativa mais conhecida neste âmbito: o Cartão Jovem E.Y.C.:

A Salto Youth é uma rede internacional que promove oportunidades de formação internacional. Faz parte da estratégia de formação da Comissão Europeia e é suportada pelo programa Erasmus+.

 

Informação

 

A rede Eurodesk disponibiliza serviços de informação para jovens e pessoas que com trabalhem sobre oportunidades nos domínios da educação, da formação e da juventude na Europa, e sobre o envolvimento dos jovens em atividades europeias.